Gestação e diabetes: por que é importante controlar a glicemia durante a gravidez?

A gestação é uma fase importante na vida de uma mulher, sendo um período de mudanças sociais, familiares e, principalmente, biológicas. Durante esse período, uma série de mudanças ocorrem no corpo feminino, aumentando o risco do desenvolvimento de algumas condições que podem afetar tanto a mãe quanto o bebê, como a diabetes gestacional.

Com o avançar da gestação, uma série de alterações hormonais ocorrem, gerando o que chamamos de aumento da resistência à insulina. Esse é um processo natural, entretanto, em algumas mulheres predispostas, pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento da diabetes gestacional.

O diabetes gestacional pode aumentar o risco de complicações para o bebê, como o parto prematuro, o nascimento de bebês grandes e até mesmo o aumento do risco de cesariana.

Além disso, o diabetes gestacional pode aumentar o risco de outras complicações durante a gestação, como a pré-eclâmpsia e o diabetes tipo 2 na mãe após o parto. O diabetes gestacional também pode ainda aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2 no bebê durante a sua vida adulta.

Diante de tudo isso, controlar a glicemia durante a gestação é algo fundamental. Ficou interessada em como fazer isso? No meu próximo post irei te explicar em detalhes quais são os pilares do tratamento da diabetes gestacional!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Que horas tomar a levotiroxina?

O hormônio da tireoide é um medicamento importante para tratar o hipotireoidismo, uma condição em que a tireoide não produz hormônios suficientes. Mas, muitas pessoas